Atualmente, a UFMA tem um único Diretório Central de Estudantes (representatividade de todos os estudantes da instituição), sediado e centralizado no campus de São Luís. Há algum tempo, a gestão que está à frente do DCE pertence à União da Juventude Socialista, do PCdoB, e defende que não devemos ter DCE’s descentralizados e autônomos, que possam atender à realidade de cada campus. Esse posicionamento ficou claro no último Congresso de Estudantes da UFMA -CEUFMA 2010, onde a criação de DCE’s no interior foi colocada de maneira negativa para os encontristas que, em sua maioria, nunca haviam tido contato com o movimento estudantil.
Uma das alegações do DCE é que a descentralização provocaria a desunião dos estudantes dos demais campi com o campus do Bacanga. Essa união, portanto, nunca existiu. A prova concreta é que o CEUFMA 2010 foi o primeiro encontro que os estudantes do interior foram convidados para o diálogo. Outro exemplo evidente foi o último encontro com os C.A’s que a atual gestão promoveu em Imperatriz, que teve participação de apenas DOIS estudantes do campus II e de um ônibus cheio de estudantes de São Luís. Não foi falta de interesse, foi de Comunicação!
Apesar de termos um “representante” do DCE no nosso campus, a maioria dos acadêmicos nem sabe disso. É só preenchimento de cargo! Nós, do Centro Acadêmico de Comunicação Social, gestão Ávidos, acreditamos e lutamos pela criação de um DCE autônomo, que nos represente de verdade!
Conheça os prós e os contras e como se daria a construção de um DCE no campus de Imperatriz, no GD A organização Estudantil da UFMA, facilitado pelo historiador e ex-secretário de assuntos políticos e estudantis do DCE Josias Morais/UEMA, Carlos Leen, e pelo nosso colega de Curso, Jefferson Sousa no dia 30-03, das 16h00 às 18h00.
0 comentários:
Postar um comentário