Minicurso de Teatro do oprimido

domingo, 20 de março de 2011

Boa noite! Como foi o fim de semana?

Pra terminar o dia bem informad@, você conhece agora nosso minicurso de Teatro do Oprimido!
Uma técnica desenvolvida pelo brasileiro Augusto Boal, este tipo de teatro é muito utilizado por movimentos sociais, como o MST.
Veja a descrição de Teatro do Oprimido tirada do site http://ctorio.org.br/
"Depois de exilado pelo regime militar, Boal se dedicou a pesquisar formas teatrais que pudessem ser úteis para oprimidos e oprimidas, criando condições para ultrapassarem o papel de consumidores de bens culturais e assumirem a condição de produtores de cultura e de conhecimento. Para tanto, sistematizou o Teatro do Oprimido, que poderia ser chamado de Teatro do Diálogo que, partindo da encenação de uma situação real, estimula a troca de experiências entre atores e espectadores, através da intervenção direta na ação teatral, visando à análise e a compreensão da estrutura representada e a busca de meios concretos para ações efetivas que levem à transformação daquela realidade.
Um Método teatral que se baseia no princípio de que o ato de transformar é transformador. Como diria Boal, aquele que transforma as palavras em versos transforma-se em poeta; aquele que transforma o barro em estátua transforma-se em escultor; ao transformar as relações sociais e humanas apresentadas em uma cena de teatro, transforma-se em cidadão. Um Método que busca, através do Diálogo, restituir aos oprimidos o seu direito à palavra e o seu direito de ser."

0 comentários:

Postar um comentário